Por que visitar o Natal de Joinville 2024? Confira 11 motivos para prestigiar a cidade mais natalina de SC

Já é Natal na maior cidade de Santa Catarina. Desde a chegada do Papai Noel, no dia 24 de novembro, quando cerca de 40 mil pessoas assistiram ao espetáculo de abertura do Natal de Joinville em frente à Prefeitura, a cidade se transformou para celebrar a data e criar memórias natalinas.

Inspirado pelo tema: “Histórias para contar, emoções para viver”, o Natal de Joinville vai até o dia 5 de janeiro de 2025 com diversas atrações para encantar e surpreender o público com uma programação diversificada e gratuita para todas as idades. “Queremos incentivar as tradições, aproximar as gerações e promover experiências inesquecíveis, dignas das memórias de Natal”, comenta Ozei Luiz da Silva, presidente do Instituto Natal Joinville.

Se você ainda não conhece o Natal de Joinville, listamos 11 razões para visitar a cidade mais natalina de Santa Catarina. Confira!

  1. Decoração do Circuito Natalino

A decoração é um dos destaques do evento. O Circuito de Natal – que compreende as praças centrais (Dario Salles, da Bandeira e Nereu Ramos), a Travessa Bachmann, a Rua das Palmeiras e a Prefeitura – se transforma com mais de 1,5 milhão de pontos de luz. Para os visitantes que gostam de fazer registros fotográficos, os cenários são perfeitos.

  1. Roda Gigante

A grande novidade deste ano é a Roda dos Sonhos, uma roda gigante com mais de 20 metros de altura, toda iluminada. A atração é gratuita, por ordem de chegada e está instalada no Parque dos Duendes (Praça da Bandeira).

  1. Carrossel

Já tradicional no Natal de Joinville, o carrossel é mais uma atração gratuita e que funciona por ordem de chegada. Está localizado na Praça do Fritz (Praça Nereu Ramos) e diverte as crianças.

  1. Teatro de Bonecos

Uma das novidades em 2024 é o Teatro de Bonecos. As sessões serão realizadas às quintas-feiras, sextas-feiras e domingos, às 19h30, 20h, 20h30, 21h, 21h30 e 22h. As apresentações ocorrem na Praça do Fritz (Praça Nereu Ramos). Em caso de chuva, as sessões são remarcadas.

  1. Pista de Patinação

Com cerca de 200 metros quadrados, a Pista de Patinação fica no Ginásio Abel Schulz (entre a Vila do Noel e o Parque dos Duendes). Para patinar no gelo é só realizar o agendamento prévio pelo aplicativo Joinville Fácil. Cada pessoa pode agendar para até quatro patinadores. A atração é gratuita.

  1. Desfiles de Natal

Com carros temáticos, personagens clássicos e figuras tradicionais do Natal, os desfiles acontecem no centro da cidade, na Rua do Príncipe (no trecho entre as ruas Princesa Isabel e Abdon Batista). Realizados em parceria com a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), os desfiles ocorrem aos sábados a partir das 20h. Em caso de chuva, o desfile é cancelado.

  1. Chinequetone

Só em Joinville é possível experimentar o chinequetone, um produto que combina uma paixão do joinvilense, o chineque – um pão doce, macio e coberto com farofa açucarada – com o panetone. Produzido de forma artesanal e com dois tipos de fermentação – natural e tradicional -, o chinequetone tem versões com frutas e gotas de chocolate. O produto é exclusivo do Natal de Joinville.

  1. Oficinas Criativas

São mais de 15 oficinas criativas (no modelo de cursos rápidos) de gastronomia, artesanato e decoração: uma oportunidade perfeita para os visitantes colocarem a mão na massa. Para participar, basta acessar https://www.sympla.com.br/nataldejoinville, escolher o curso desejado e fazer a inscrição. Na data do curso, o participante deve levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas ao Banco de Alimentos da Secretaria de Assistência Social de Joinville (SAS).

  1. Mercado de Natal 

Enquanto passeiam pelas praças, os visitantes podem fazer suas compras de Natal. Com diversas opções de artigos decorativos e presentes, o Mercado de Natal foi ampliado neste ano e é possível encontrar lindas lembranças para presentear familiares e amigos.

  1. Casa do Papai Noel

A visita à Casa do Papai Noel é uma atração imperdível. Localizada na Vila do Noel (Praça Dario Salles), conta com a presença ilustre do Bom Velhinho, que recebe os visitantes diariamente, a partir das 17h. Anexa à Casa do Papai Noel fica a Loja Encantada Instituto Natal Joinville, onde é possível comprar o chinequetone e outros produtos.

  1. Acessibilidade

Além de oferecer atrações gratuitas, o Natal de Joinville é inclusivo. Na Vila do Papai Noel (praça Dario Salles) foi montado um espaço de acolhimento (anexo ao ginásio Abel Schulz). No local é feita a entrega de pulseiras de identificação para pessoas com deficiência, o que garante acesso preferencial nas atrações. 

O evento também conta com recursos como audiodescrição e equipes para orientar esse público. Em 2023, o Natal de Joinville foi reconhecido por seus esforços em promover a inclusão e recebeu o troféu Boas Práticas, concedido durante o Summit Cidades, em Florianópolis.

Compartilhar