Artesãos e empreendedores da economia criativa podem se inscrever para comercializarem produtos no Mercado de Natal. A iniciativa será na praça Nereu Ramos e fará parte do circuito do Natal Cultural de Joinville. São 30 vagas. A organização do evento fará uma curadoria a partir das propostas recebidas. Quem for selecionado ganhará a credencial para atuar no espaço.
Serão aceitas as propostas de profissionais, pessoas físicas ou jurídicas, que comercializem produtos artesanais e/ou autorais com temáticas natalinas. Pessoas de fora de Joinville também poderão se inscrever. A organização estipulou duas fases para a venda, no primeiro momento, durante todo o mês de novembro, serão comercializados artigos de decoração, e a partir de dezembro, a prioridade será a venda de presentes para o Natal. O participante poderá escolher se quer trabalhar ou não durante todo o evento. O credenciamento será feito por semana.
A organização vai disponibilizar para cada profissional uma barraca, que será personalizada e com temáticas natalinas. O Mercado de Natal foi inspirado nos Weihnachtsmärkte, comércio de rua centenário que se forma na época natalina em países europeus, principalmente na Alemanha.
O Natal Cultural de Joinville ocorre de 12 de novembro a 30 de dezembro e formará nas principais praças do centro da cidade um circuito com atividades artísticas, culturais, comerciais, gastronômicas e de lazer para toda a família.